quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Depilação: o desafio da pele lisinha

Por Lílian Almeida
Desde os primórdios da humanidade até os dias atuais o homem vem passando por evoluções genéticas no sentido de se adaptar ao ambiente (darwinismo). Entre essas adaptações podemos incluir a perca de pelos do corpo. Algumas mulheres já nasceram privilegiadas e não tem dificuldades estéticas relacionadas à depilação, mas a maioria, assim como eu, precisa se ater a algumas dicas que reservo a seguir:









ANTES

  • Como evitar o encravamento dos pelos
             Não adianta ter uma pele lisinha se ela estiver mal cuidada e com manchas provenientes dos pelos encravados. O encravamento é mais frequente quando os pelos são enrolados, pois o fio liso sai mais facilmente. Não da para alisar todos os pelos do corpo mas podemos seguir as seguintes dicas:

1- Abrir mão de roupas muito apertadas;
2- Prestar atenção na posição do fio quando for arrancar com cera;
3- Não usar cremes depilatórios em regiões feridas;
4- Ter cuidado para não cortar a pele com lâminas, pois qualquer inflamação pode encravar o pelo;

            Para retirar o pelo encravado, utilize a pinça, mas com cuidado para não machucar a pele e não cutuque para não piorar a situação e deixar marcas.

  • Encravou e agora?
  Existem inúmeros métodos depilatórios, mas antes de escolher um, é interessante fazer uma esfoliação. A técnica deixa a pele mais fininha, estimula à produção de células novas e evita o encravamento dos pelos. Isso deve ser feito diariamente até 3 dias antes da depilação. Como:
Pode ser feita durante o banho usando sabonete esfoliante e bucha vegetal. Ou após o banho, quando os poros estão mais abertos, com o auxílio de um creme esfoliante. Faça uma massagem com movimentos circulares no local para otimizar os resultados e ativar a circulação.
         Receitinha caseira: misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma colher de sopa de mel e espalhe na pele.
*A esfoliação não deve ser feita em peles com inflamações aparentes.


  • No dia
            Outras formas de conseguir bons resultados é:

1- Fazer a depilação após o banho; com a pele bem limpa, livre de óleos, cremes ou qualquer outro produto com álcool;
2- Não se exponha ao sol antes da depilação;
3- Use sempre material descartável e exija que sua depiladora use luvas e máscaras para que sua pele não seja contaminada com nenhuma bactéria.

Dor: Em mercados é possível encontrar loções pré-depilatórias, úteis para acalmar a pele e amaciar o pelo. No período menstrual qualquer método de depilação tende a ser mais doloroso porque os hormônios deixam o corpo da mulher mais fragilizado. Em dias frios a dor acontece porque a musculatura fica um pouco mais tensa.


DURANTE


  • Lâminas 
1-Indicação: Esse é o tipo de depilação menos agressivo a pele. Ideal para mulheres que não tem muito tempo e para as que não gostam de sentir dor. 
2-Mito: Depilação com lâmina não engrossa o pelo, assim como depilação com cera não afina. Essa é uma característica genética.

3- Precauções: Para que a lâmina deslize com maior facilidade troque o sabonete por cremes ou gel depilatório. Hidratantes, condicionador ou outros produtos podem causar alergias e deixar aquelas manchinhas avermelhadas na pele. O produto deve ficar agindo por 3 minutos antes de começar a depilação.

5- Use sempre lâminas novas e de cabeça móvel. Quanto mais leve for o toque, menor as chances de se cortar. Para evitar que o pelo encrave passe a lâmina sempre no sentido do pelo.

6- Na virilha: depile-se em um local bem iluminado e estique a pele para cima antes de passar a lâmina, isso reduz os riscos de cortes ou irritação na pele. 

7- Tornozelos: essas regiões onde o osso está mais superficial exigem maiores cuidados. Nesses casos, deixe o gel no local por mais tempo para facilitar o deslize da lâmina e a depilação.

8- Axilas: Nessa parte do corpo, os pêlos nascem em vários sentidos e existem pequenas dobras de pele que dificultam a operação. O melhor a fazer é esticar ao máximo os braços para cima e passar a lâmina nos quatro sentidos: para cima, para baixo, iniciando à esquerda e iniciando à direita. Assim, não sobram pêlos e a pele não será prejudicada.
  • Maquininha de depilar 
Método: utiliza aparelhos eléctricos que arrancam os pêlos pela raiz. Os aparelhos mais modernos possuem um selector que permite ajustar a velocidade com que os discos rotativos puxam os pêlos. 
Outros aparelhos aquecem a cera no seu interior, e permitem a aplicação diretamente na pele em faixas. Neste caso devem ser seguidas as indicaçãoes aplicadas à cera quente.
Indicação: Este tipo de método é prático para pernas e braços, mas não se recomenda para a barba ou regiões delicadas e sensíveis.
  • Cera fria:
1- Indicação: a cera fria é indicada só para mulheres corajosas, sensíveis ao calor ou que não têm tempo de freqüentar os salões de beleza. A técnica é prática e o resultado é muito bom e não deixa os pelos encravarem como na maioria dos métodos, apesar da dor. "Como não tem uma fonte de calor para amolecer a pele, o processo torna-se mais dolorido. Em contrapartida, a pele não sofre com as altas temperaturas", explica a dermatologista do Jacques Janine do Shopping Jardim Sul, Cláudia Ribeiro.
2-  Mito: o método não deixa a pele flácida, seja qual for a parte do corpo. O estímulo é superficial e a flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno, área que não é atingida com a depilação.

3- Aplicação: a cera é colocada em papel celofane e logo depois colada na área a ser depilada. As folhas são usadas até perderem o poder de puxar os pêlos.

4-  Contra-indicação: mulheres que fizeram mastectomia (remoção da mama) não devem utilizar esse método nas axilas pois aumenta o risco de infecções no local.
 
  •  Inibidores de Crescimento
Método: Existem também substâncias que podem ser aplicadas para inibir o crescimento dos pêlos e prolongar o tempo de sua ausência. Esses produtos atuam diretamente sobre as células germinativas no momento exato em que é extraído o pêlo. Retardam o processo natural do crescimento e com o uso frequente, enfraquecem a sua estrutura e chegam a inibir o surgimento de novos pêlos.

É importante salientar que este é um processo complementar às depilações que retiram o pêlo da raiz, e que não resulta, pela sua aplicação, numa depilação definitiva.

Aplicação: Estes produtos devem ser aplicados após a depilação com cera, eletrôlise ou pinça. 
  • Laser
A depilação a laser é um método para eliminar os pêlos que usa uma emissão de raios laser para queimar os pêlos até a "raiz". A depilação a laser pode ser aplicada em qualquer parte do corpo.


É necessário ficar pelo menos 2 semanas afastada do sol antes e 6 depois do processo e são necessárias no mínimo 3 sessões. O número de visitas e o intervalos depende da região do tratamento. Alguns dias após a sessão você perceberá que os pelos estão caindo. Existem pomadas que maximizam esse efeito e devem ser aplicadas diariamente depois do procedimento.
 
Existem 3 tipos de laser. Apenas os mais modernos podem ser aplicados em peles morenas e negras sem risco de causar manchas:

Photoderm (LID): o método utiliza a luz pulsada e é ideal para pessoas com a pele clara e pêlos escuros.
Epilaser (Laser de Rubi): também indicado para peles claras e pêlos escuros.
Light Sheer (Laser Diodo): é o mais recente e pode ser aplicado em pessoas com pele morena, negra, bronzeada ou que tenha muitas manchas. O Light Sheer protege o tecido e, por isso, pode ser aplicado em qualquer tipo de pele. O método também é recomendado para o tratamento de depilação facial. 
A intensidade é de acordo com a sua tolerância a dor. Pode-se usar gelo como anestésico.
  • Pinça

    1- Indicação: Rosto, pêlos espalhados pelo corpo, sobrancelhas e os que sobraram da depilação com cera.
    2- Precauções: Não danifica a pele, mas o método é trabalhoso e dolorido, limita-se a poucos pêlos e pode encravá-los.
    3- Duração: Os pêlos nascem de um a dois dias depois, dependendo da região do corpo.



    DEPOIS

    • Após a depilação
    Jamais passe qualquer produto com álcool – desodorante inclusive – até 12 horas após o procedimento. Eles agridem a pele, gerando até pequenas lesões.

    • Pele manchada, o que fazer?
                As manchas e escurecimento da pele que ocorrem após a depilação normalmente estão associados aos pelos encravados que não conseguem romper a pele e causam inflamação. É mais comum na presença de umidade e suor como nas regiões da axila e virilha. Em seu estágio inicial ela se caracteriza pela formação de pequenas bolhas de pus chamadas pústulas e vermelhidão ao redor da área afetada. Logo após formam-se lesões maiores e avermelhadas com pontos amarelos (pus) no centro do local afetado, causando coceira, irritação e dor.
                Se você costuma sempre utilizar a depilação com cera, uma dica é dar um descanso para a pele alternando com outro método.
                De acordo com o dermatologista Murilo Drummond, qualquer método de depilação causa trauma na pele, aumentando a produção de melanina e ela escurece. “Quanto mais escura for, mais melanina tem. Portanto, maior a probabilidade de escurecimento”, informa.

                Para eliminar manchas recentes o dermatologista indica o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona e/ou ácido kógico. Também é importante evitar o sol no local da mancha. Em marcas mais antigas o médico pode recomendar o peeling químico, associadas à aplicação de laser e luz pulsada, que provoca uma renovação da pele e elimina os sinais. O número de sessões varia de acordo com o grau de escurecimento e é preciso esperar em torno de 15 dias entre uma sessão e outra.
                 Logo após a aplicação do peeling você vai notar um escurecimento ainda maior na região tratada, isso é proposital. A técnica, um pouco dolorida, consiste em danificar a pele para que ela se regenere ainda mais jovem e sem manchas. A sessão custa entre R$ 200 e R$ 300.

    • Acostume-se
    Repita a depilação entre 15 e 30 dias. Quanto antes melhor. O pêlo estará com a raiz macia e em menor quantidade. O hábito da depilação enfraquece o pêlo e a pele acostuma a ser depilada fazendo passar o problema de foliculite.   

    Dica: A maioria das mulheres tem grande chance de ter foliculite na primeira depilação de buço e rosto devido à lesão do folículo e a conseqüente contaminação da área da boca pela gordura de comida, saliva e mão suja.

    Mantenha a área higienizada por sabonete bactericida e um anti-séptico utilizado em pequenos ferimentos por 3 a 4 dias, a contar do término da depilação.

    1 comentários:

    Dany Danyy disse...

    Informações importantes!!!! Parabens pelo site!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Twitter Facebook Share to Orkut Favorites More

     
    Autor Lilian Schineider | Contato lischineider@hotmail.com - almeida.lilian@hotmail.com | @LiSchineider