sexta-feira, 16 de março de 2012

Reutilização de cera pode causar doenças



Não é novidade que a depilação íntima é uma tendência que se espalha rapidamente e conquista novas adeptas. Entretanto, o procedimento realizado de forma incorreta contribui para danificação cutânea e provoca problemas e desconfortos como a irritação da pele com o uso de cremes depilatórios, alergias, a foliculite (inflamação da raiz do pelo) e a furunculose (infecção bacteriana).

Segundo Dra. Lilian Estefan, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prática não é contraindicada, desde que sejam levados em conta alguns fatores como a escolha de um estabelecimento que utilize apenas materiais descartáveis, a higienização adequada da região, além de se respeitar a textura da pele, o formato do pelo, a cor e a sensibilidade. " Antes de depilar, é fundamental limpar o local com um sabonete antisséptico para evitar o risco de infecções bacterianas" , diz.

Encravados
No método da depilação com cera, os hábitos higiênicos não devem ser ignorados, a começar pela própria cera que não deve ser reutilizada, pois é um meio de contaminação de bactérias. Se a pele apresenta algum ferimento, a cera pode penetrar por meio de pequenos cortes e se a depilação ocorrer de forma agressiva, a pele pode sangrar. Já as mulheres que apresentam um indicativo de pelos encravados precisam redobrar a atenção.

Laser
A prática com o laser é o procedimento mais eficaz e, geralmente, são necessárias pelo menos três sessões para a eliminação total dos pelos. O procedimento é o único dentre as opções que remove completamente os pelos e também resolve o problema dos encravados. O ideal é realizá-lo em um consultório médico, pois, se a energia do aparelho ultrapassar o limite aceitável, a pele pode sofrer queimaduras, especialmente entre as mulheres negras. " O laser pode danificar a pele mais escura e, por isso, o dermatologista é o profissional indicado para esses casos e, atualmente, já existem várias opções para esta condição, tanto para minimizar a dor quanto para não agredir a pele negra" , explica a médica.

Para aquelas que não suportam a dor, os cremes depilatórios e as lâminas são as opções recomendadas. No entanto, o uso incorreto do creme pode culminar em irritação da região enquanto que o uso da lâmina de barbear é indicado para mulheres com pelos finos, pois este método remove uma camada natural de gordura que funciona como proteção cutânea que aumenta as chances do desenvolvimento da foliculite. " Para evitar este problema, uma dica é raspar os pelos sempre na direção em que eles nascem" , ressalta a Dra. Lilian.


Depilação segura
Uma vez que as brasileiras são referência neste quesito, alguns hábitos auxiliam e previnem doenças. Assim, a dermatologista faz algumas recomendações:

- Mantenha a pele sempre hidratada;
- De preferência, durma sem calcinha para ventilar a região; se não for possível, escolha as de algodão.
- Faça uma esfoliação na pele uma vez por semana para evitar o crescimento de pelos encravados;
- Após o procedimento, evite a exposição ao sol para não provocar manchas na pele e procure utilizar produtos com propriedades calmantes;
- Não use roupas apertadas para não irritar a pele.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Facebook Share to Orkut Favorites More

 
Autor Lilian Schineider | Contato lischineider@hotmail.com - almeida.lilian@hotmail.com | @LiSchineider